ciclo1
ci·clo

sm
1 Intervalo de tempo durante o qual se completa uma sequência ou uma sucessão regularmente recorrente de eventos ou fenômenos.
2 Sequência de ações, fatos ou fenômenos constituintes de um processo periódico que, partindo de um ponto inicial, acabam por desembocar em um ponto-final que nada mais é que o retorno a esse ponto inicial e consequente recomeço.
3 Conjunto de operações, fatos, obras etc. que se sucedem no tempo, evoluindo e se transformando, e que, ao atingir o estágio final, apresentam uma diferença sensível, tendo em vista as características iniciais.
4 Conjunto de manifestações artísticas (pintura, música, escultura etc.) centradas no mesmo tema.
5 Conjunto de eventos ou atividades voltados para o mesmo assunto (exposições, palestras, espetáculos, apresentações esportivas etc.).
6 Astr Período ou revolução, sempre igual, de determinada duração, depois do qual devem repetir-se, pela mesma ordem, os fenômenos astronômicos.
7 Álg V permutação cíclica.
8 Biol Fenômeno ou processo biológico recorrente, isto é, que ocorre em períodos e em uma sequência determinados.
9 Estat Período depois do qual deverá acontecer uma recorrência dos fatos observados.
10 Hist, Sociol Período de tempo em que determinado fato político, social, econômico etc. adquire relevância.
11 Hist, Sociol Fase em que um conjunto de fatos com características similares ou correlatas marca um período recorrente de atraso ou desenvolvimento, em uma determinada sociedade.
12 Econ Flutuação econômica que compreende períodos de prosperidade alternados com períodos de depressão, de forma sucessiva.
13 Tecn Sucessão de operações mecânicas necessárias ao funcionamento de um motor de explosão, que se reproduzem em cada um dos cilindros.
14 Fís Qualquer fenômeno ou processo evolutivo de um sistema físico que o remete a seu estado inicial.
15 Fís Em um processo periódico, a parte da evolução que se completa entre dois estados idênticos sucessivos de um sistema.
16 Eletr Período da corrente alternada.
17 Lit Conjunto de obras, pertencentes ou não ao mesmo autor, época ou nacionalidade, que gravitam ao redor de um só tema, fato e, em geral, de um personagem ou grupo de personagens.
18 Bot Linha espiral entre duas folhas que se correspondem exatamente sobre um caule ou ramo.
EXPRESSÕESCiclo anovulatório, Med: ciclo menstrual irregular em consequência da não liberação do óvulo pelo útero.
Ciclo básico, Educ: a) primeiras séries do ensino fundamental, dedicadas a habilitar a criança que inicia seus estudos nos rudimentos de leitura, escrita, matemática etc.; b) ciclo comum a diversas áreas do curso superior, que precede os estudos profissionais de graduação, em que são ministradas aulas de determinadas disciplinas, de modo a propiciar a aquisição de conhecimentos fundamentais para o bom aproveitamento dos ciclos ulteriores.
Ciclo biogeoquímico, Ecol: movimento relativamente circular realizado por elementos químicos que se encontram na atmosfera, na hidrosfera e na crosta terrestre, entre os seres vivos e o meio ambiente.
Ciclo cardíaco, Fisiol: ciclo que compreende a sístole e a diástole, bem como o intervalo entre elas.
Ciclo celular, Cit: ciclo citogenético que compreende o processo de divisão celular que resulta na formação de duas células idênticas a partir de uma original.
Ciclo cultural: conjunto de fatos culturais que apresentam características semelhantes.
Ciclo de ação, Inform: conjunto completo de ações envolvidas em uma operação, incluindo leitura de dados, processamento, armazenamento etc.
Ciclo de Calvin, Bioquím: sequência de reações bioquímicas, própria da fotossíntese, que ocorre no estroma dos cloroplastos, resultando na formação de gás carbônico e de carboidratos simples, em forma de fosfatos.
Ciclo de Carnot, Fís: ciclo ideal reversível de operações sucessivas de uma máquina termodinâmica no qual a substância atuante passa pelos estágios de expansão isotérmica, expansão diabática, compressão isotérmica e compressão adiabática, de volta ao estado inicial.
Ciclo de Chandler, Astr: V período de Chandler.
Ciclo de erosão, Geol: V ciclo geomórfico.
Ciclo de execução, Inform: conjunto de operações necessárias para buscar, carregar, decodificar e executar uma instrução armazenada em memória.
Ciclo de iodo, Quím: cadeia de átomos fechada, sob forma de anel, encontrada em compostos aromáticos, nos cicloalcanos, cicloalcenos etc.
Ciclo de Krebs, Bioquím: sequência cíclica de reações químicas que ocorrem no organismo vivo (como, por exemplo, no tecido muscular), as quais constituem uma fase da função metabólica em que o ácido acético, ou um equivalente do acetilo, é oxidado e forma, por meio de uma série de ácidos intermediários, bióxido de carbono e água, de modo a fornecer energia para armazenamento, tornando-a disponível para uso em outros processos vitais como, por exemplo, no trabalho muscular; ciclo do ácido cítrico.
Ciclo de regeneração, Inform: período de tempo durante o qual um controlador atualiza o conteúdo dos chips da memória RAM dinâmica; ciclo de renovação.
Ciclo de renovação, Inform: V ciclo de regeneração.
Ciclo de sedimentação, Geol: a) conjunto de processos e condições inter-relacionadas que ocorrem, de forma recorrente e ordenada, em um depósito sedimentar; b) camada sedimentar formada durante o período que se inicia com a cobertura das águas do mar sobre uma área continental e que termina quando elas retrocedem.
Ciclo de vida, Biol, Ecol: V ciclo vital.
Ciclo dieseldiesel, Tecn: diz-se de motor de combustão que, em momentos distintos, funciona com diesel mineral ou mistura desse com outro combustível.
Ciclo diplobiôntico, Biol: ciclo de duas fases em que a haplófase se reduz a gametas, havendo a concentração de todas as divisões celulares na diplófase.
Ciclo do ácido cítrico, Bioquím: V ciclo de Krebs.
Ciclo do carbono, Ecol: ciclo biogeoquímico em que o carbono, liberado na atmosfera como dióxido de carbono, passa do meio abiótico para o meio biótico por meio da absorção na fotossíntese. Integrando a matéria orgânica, o carbono passa de um nível trófico para outro nas cadeias alimentares e retorna ao meio abiótico, a atmosfera, em consequência da respiração dos seres vivos e demais processos de decomposição que liberam dióxido de carbono.
Ciclo do fósforo, Ecol: processo pelo qual o fósforo passa, movendo-se dentro dos ecossistemas e entre eles e por toda a biosfera. É liberado no solo pela ação do tempo sobre os minerais e é retirado dele pelas plantas e passado adiante por organismos que delas se alimentam. Sua volta ao solo ocorre por meio de dejetos excretados por animais, bem como pela decomposição de plantas e animais.
Ciclo do nitrogênio, Biol: série contínua de processos naturais pelos quais o nitrogênio passa, com estações sucessivas no ar, solo e organismos (plantas e animais), o que envolve decomposição, fixação do nitrogênio, nitrificação e desnitrificação, e seu retorno à atmosfera.
Ciclo dos caldeus, Astr: V saros.
Ciclo dos saros, Astr: V saros.
Ciclo estral, Biol: V ciclo menstrual.
Ciclo geomórfico, Geol: sequência de alterações naturais em uma paisagem, que ocorrem desde o início do processo erosivo, sobre uma superfície soerguida ou exposta, e terminam com a redução dessa superfície a uma planície; ciclo de erosão.
Ciclo geotectônico, Geol: V ciclo orogênico.
Ciclo haplobiôntico, Biol: ciclo de uma só fase em que a diplófase se reduz ao zigoto, concentrando-se todas as divisões celulares na haplófase.
Ciclo haplodiplobiôntico, Biol: ciclo com alternância de fases em que ocorre a sucessão de uma haplófase por uma diplófase.
Ciclo hidrológico, Ecol: ciclo em que ocorre sucessivamente a evaporação das águas na superfície, a condensação em nuvens e, finalmente, a volta à terra em forma de chuva e o escoamento; ciclo da água.
Ciclo limite, Fís: curva fechada que, no espaço de fase, é eixo convergente de trajetórias dinâmicas.
Ciclo lunar, Astr: período de 19 anos solares, no fim do qual as fases da Lua voltarão a realizar-se nos mesmos dias em que se realizaram no período anterior.
Ciclo menstrual: a) Fisiol período de cerca de um mês, no intervalo de tempo entre duas menstruações, que se inicia no primeiro dia após o fluxo menstrual das mulheres, e no qual ocorrem alterações hormonais que tornam possíveis a ovulação, a fecundação e o desenvolvimento do feto na mucosa uterina; repetindo-se da menarca à menopausa, esse ciclo é interrompido apenas quando ocorre a gravidez; b) Biol, intervalo de tempo entre dois cios, nas fêmeas dos mamíferos, em que ocorrem alterações uterinas, vaginais e hormonais, e que indicam a fase de atividade dos ovários; ciclo estral.
Ciclo metônico, Astr: período que, segundo o astrônomo grego Méton (século V a.C.), corresponde a 235 meses lunares (19 anos e 11 dias), e no qual as fases da Lua se repetem no mesmo dia e na mesma ordem.
Ciclo mictemeral, Astr: ritmo da sucessão dos dias e noites.
Ciclo orogênico, Geol: período de tempo em que uma zona móvel se transforma em zona orogênica; ciclo geotectônico.
Ciclo solar: a) Cron ciclo de 28 anos solares, no fim dos quais as datas dos meses e os dias da semana se correspondem na mesma ordem; b) Astr ciclo de atividade solar.
Ciclo vital, Biol, Ecol: a série de etapas ou de mudanças de forma e de atividade funcional pelas quais passa um ser vivo ao longo de sua existência; biociclo, ciclo de vida.
ETIMOLOGIAgr kýklos.
Topo ↑